Na quarta-feira (30/11), o CEATRIM/UFF e alunos do PPG-GAFAR/UFF estiveram presentes no Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL) para a realização de mais um evento do Programa de Ações de Educação em Saúde nas Escolas, com o tema: Uso Racional de Medicamentos.

Participaram do evento o aluno de doutorado do PPG-GAFAR, Thales Brandi; a aluna de mestrado do PPG-CAPS, Letícia Castro; o farmacêutico do CEATRIM, Bruno Costa e as alunas de graduação da faculdade de farmácia da UFF, Diana Legal e Isabelle Ruiz.

Os alunos do Colégio Estadual Aureliano Leal presentes possuíam entre 16 a 18 anos sendo todos do 3º ano do ensino médio. Eles foram instruídos a respeito de conceitos básicos sobre medicamentos, seu uso racional, armazenamento, descarte correto e também em como obter informações de qualidade sobre os medicamentos.

Após a palestra sobre o uso racional de medicamentos, os alunos foram divididos em duas equipes e tiveram a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática com o jogo “Trilha da Saúde”, um jogo temático de tabuleiro desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), onde estas duas equipes competiam entre si, respondendo perguntas relacionadas ao conteúdo da palestra.

Este programa do CEATRIM proporciona uma experiência importante para todos os participantes. Acreditamos que a promoção do cuidado farmacêutico com a população é fundamental para o desenvolvimento de uma farmacoterapia mais racional no nosso país. Bem como, tal atividade também contribui para uma formação acadêmica dos nossos estudantes  mais voltada para as necessidades reais da sociedade. Um objetivo secundário almejado neste tipo de evento, é fazer com que os alunos presentes, também possam estar transmitindo para o seu círculo de convívio os conhecimentos recebidos neste dia.  Ao final do jogo, as duas equipes participantes foram presenteadas com brindes contendo as redes sociais do CEATRIM para facilitar um futuro contato.

Se você se interessou pelo nosso projeto, e gostaria de uma visita do CEATRIM. Contate-nos pelo nosso Email:  ceatrim@gmail.com. Teremos muito prazer em visita-los.

Translate »