É com grande orgulho que compartilhamos a notícia da eleição do Professor Vitor Francisco Ferreira, atual Professor Titular Livre do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), como membro correspondente da prestigiosa Academia de Ciências de Lisboa.

O Professor Vitor, renomado químico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi eleito em 12 de março, em reconhecimento ao seu excepcional trabalho e contribuições significativas para a ciência. Com uma carreira dedicada à Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, ele tem sido um líder em metodologias assimétricas e no desenvolvimento de moléculas bioativas para o tratamento de diversas doenças, incluindo câncer, tuberculose e doença de Chagas.

Ao longo de sua carreira, o Professor Vitor acumulou um impressionante portfólio de mais de 400 trabalhos científicos, demonstrando sua excelência acadêmica e compromisso com a pesquisa de ponta. Além disso, sua dedicação administrativa foi fundamental para o crescimento do Instituto de Química e da Universidade como um todo. Ele foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Química (IQ/UFF) e desempenhou papéis importantes, incluindo Vice-Diretor da Unidade e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação.

Além de sua atuação na UFF, o Professor Vitor é reconhecido como editor associado da Revista Virtual de Química, destacando-se como um líder não apenas em sua área de pesquisa, mas também no campo da publicação científica.

Esta conquista é um testemunho do talento, dedicação e excelência do Professor Vitor, bem como do reconhecimento internacional da qualidade da pesquisa realizada na UFF. Parabenizamos o Professor Vitor por esta distinção extraordinária e desejamos-lhe ainda mais sucesso em sua carreira acadêmica e científica.

Translate »