Prezados membros de nossa comunidade,

Em meio aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, é crucial manter-se informado sobre os avanços significativos na área de vacinas e medicamentos. Atualmente, no Brasil, existem quatro maneiras pelas quais uma vacina contra o coronavírus pode ser disponibilizada: registro, uso emergencial, importação excepcional ou através do consórcio Covax Facility.

Os estudos clínicos para o desenvolvimento de vacinas são conduzidos por laboratórios farmacêuticos e instituições de pesquisa. Nesse contexto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desempenha um papel fundamental na definição das regulamentações do setor e na avaliação dos processos e dados recebidos, garantindo a qualidade, eficácia e segurança dos produtos.

Dentre as vacinas contra a Covid-19 aprovadas no país, destacam-se:

• Comirnaty (Pfizer/Wyeth)
  • Comirnaty bivalente BA.4/BA.5 (Pfizer)
  • Janssen Vaccine (Janssen-Cilag)
  • Oxford/Covishield (Fiocruz e Astrazeneca)
  • Spikevax bivalente (Adium)
  • Spikevax (Adium)
  • Vacina Covid-19 (recombinante) (Zalika)

Além das vacinas, diversos medicamentos têm sido aprovados para o tratamento da Covid-19, podendo também ser disponibilizados por meio do uso emergencial. Entre os medicamentos aprovados, incluem-se:

• Remdesivir
  • Sotrovimabe
  • Baricitinibe
  • Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir)
  • Molnupiravir
  • Tocilizumabe

Esses avanços representam um esforço coletivo na busca por soluções eficazes e seguras para combater a pandemia. É fundamental que todos estejamos cientes das opções disponíveis e das medidas adotadas para garantir a eficácia e segurança desses produtos.

Continuaremos acompanhando de perto os desenvolvimentos nesse cenário em constante evolução e compartilhando informações relevantes com nossa comunidade.

Fique seguro e informado.

Translate »