Orientações gerais obrigatórias:

É importante que, antes do retorno das atividades presenciais, o coordenador, junto com seu grupo, realize capacitação/treinamento com os docentes, técnico-administrativos, alunos, prestadores de serviços e colaboradores daquele ambiente, para garantir que os procedimentos sejam seguidos de forma adequada.

Orientação quanto ao uso obrigatório e permanente de máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária, de forma a cobrir a boca e o nariz, seguindo as regras de etiqueta respiratória.

Orientação quanto à rotina de entrada e permanência nos laboratórios, como lavagem de mãos ou higienização com álcool em gel 70%; ao entrar e sempre que necessário;

Implementação de medida de distanciamento social;

Manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente;

Garantir adequada comunicação visual de proteção e prevenção de risco à COVID-19;

Evitar cumprimentar com aperto de mãos, beijos ou abraços e ficar conversando desnecessariamente;

Manter o cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;

Utilizar EPIs antes de entrar no laboratório, de acordo com a especificidade da atividade;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros, canetas, lápis e afins.

Não manusear celulares e bolsas dentro dos laboratórios; Designar locar para guarda do material pessoal vindo da rua, de forma que não fique espalhado e também não seja objeto de contaminação para o ambiente e pessoas;

É proibido comer dentro dos laboratórios;

Recomenda-se que cada um leve sua água e não utilize o bebedouro;

Não é permitido trabalhar sozinho no laboratório, devendo estar pelo menos em dupla;

Orientações relativas às equipes de limpeza, manutenção e segurança, tanto em relação aos cuidados a serem observados quanto à permanência simultânea com os demais usuários, respeitando o limite máximo pré-estabelecido.

Protocolo:

Itens a serem especificados pelo coordenador do laboratório no protocolo:

            Número de pessoas por ambiente (respeitando o distanciamento de pelo menos 1,5m (um metro e meio) entre uma pessoa e outra;

Organização das equipes para trabalhar de forma escalonada;

            Rotina de limpeza pelos funcionários da limpeza (no momento em que for realizada a limpeza, qual o procedimento a ser seguido? As pessoas daquele laboratório terão que sair, por exemplo?)

Organização da rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual ou coletivo (higienização de teclados, mouse, bancadas, mesas, telefones e outros);

Manutenção da limpeza e desinfecção de equipamentos e maquinários coletivos após a utilização por usuário;

Como se dará a alimentação dos frequentadores? Em laboratório é proibido, mas alguns possuem espaços de uso coletivo. Como será o uso e higienização?

Translate »
Skip to content